Veludo

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008



A história da banda carioca Veludo, surgida no inicio dos anos 70, é tão obscura quanto a de qualquer outra banda daquela época - como Módulo 1000, A Bolha, Vímana , Peso e Scaladacida. Era um tempo onde a juventude queria ir além do Tropicalismo, que era mais acessível, e beber das fontes importadas de bandas como Yes, ELP e King Crimson. Enquanto no Brasil, os únicos grupos que tinham um certo reconhecimento, como Mutantes e Terço, só se apresentavam mais pelo interior do estado, haviam também outros que ganhavam muito dinheiro cantando em inglês e se apresentando na TV e nas capitais, como o Pholhas e Menphis, seguindo a linha de Morris Albert (cantor de Fellings).

Em contrapartida, surgiria em 1974, o Veludo, sob a liderança do tecladisda e compositor Elias Mizrahi. Tinha ainda em sua formação o guitar-hero Paulo de Castro e o ex-Bolha, considerado por muitos como o melhor baterista carioca, Gustavo Schoeter (que depois tocaria na Cor do Som) e, no baixo, Pedro Jaguaribe. Antes disso se chamava Veludo Elétrico e chegou a ter entre seus integrantes: Lulu Santos e Fernando Gama (que saíram para formar o lendário Vímana), Rui Motta, Tulio Mourão e Luciano Alvez (que passaram pelos Mutantes, liderado por Serginho Dias). Fernando Gama integraria depois o Boca Livre, Tulio Mourão tocaria com Milton Nascimento entre outros, e Luciano Alvez nos primeiros discos de Pepeu Gomes.

O som do grupo nessa época era basicamente calcado no hard-rock, talvez com toques de Deep Purple, e muito improvisado. Muitas vezes parececiam que tocavam tão alucinados que iriam se perder no meio dos temas. Natural, pois o Veludo Elétrico fez muitos shows pelo Rio de Janeiro tocando Rolling Stones, mas a proposta do agora "Veludo" já se destanciava bastante da original. Contudo, a fama da banda se espalhava com enorme repercurssão. Diversas eram as dificuldades naqueles anos (1974-1975), pois nenhuma gravadora estava disposta a levá-los para o estúdio e investir; o som era muito mais experimental. Aliás, de experimental no Brasil, só o Hermeto Pascoal conseguiu alguma coisa, mesmo assim teve que sair do país.

Por causa disso, alguns fãs levavam gravadores para as apresentações afim de obter registros das músicas e assim, no início dos anos 90, surge o disco 'Veludo ao Vivo' (1975), fruto da atitude de um fã que teve a coragem de prensar 2000 cópias e, dessa forma, prestar uma valiosa contribuição para a história do rock nacional. O som foi gravado da apresentação da banda no projeto Banana Progressiva, impulsionado pelo multimídia Nelson Motta. Uma raridade imperdível, apesar da baixa qualidade técnica da gravação - o que é perfeitamente compreensível.



Veludo - Ao Vivo 1975



Links retirados do blog [ Cogumelomoon ]

8 comentários:

kyra kevalinnii disse...

Nossa ! Fiquei emocionada de me deparar com essa infinidade de bandas maravilhosas que fizeram parte da Nossa história e com tão pouco reconhecimento ... e em especial O Veludo que considero uma das melhores em termos de TUDO, arranjos, letras ... e etc.. Totalmente inconfundível!!! Além de seus componentes virtuosos que sabiam exatamente o que estavam fazendo ( um trabalho unificado em que todos se sobressaíam de maneira exemplar brilhando e mostrando o seu valor... Nossa ! o que dizer ? talvêz .... que nunca ouvi .. nada igual !!!!!! Parabéns a todos vcs e em especial ao seu Lider compositor, tecladista, vocalista
arranjador ELIAS MIZRAHI Parabéns !!!! kyra kevalinnii

Anônimo disse...

FALAR DO VELUDO É FALAR NO TALENTOSO COMPOSITOR ELIAS MIZRAHI QUE VEM NOS BRINDAR COM MAGNITUDE DE SUAS COMPOSIÇÕES, TODAS CHEIAS DE SENTIMENTO , POESIA E MAGIA.E O VELUDO! SEM COMENTÁRIOS! CADA VEZ MAIS NOS SURPREENDENDO COM UM TRABALHO PRIMOROSO! UM PRECIOSO RESGATE DA VERDADEIRA MÚSICA PROGRESSIVA! QUE BOM QUE ESTÃO DE VOLTA! QUE PRESENTE PARA NÓS, SEUS FÃS!
SUCESSO!

Anônimo disse...

FALAR DO VELUDO É FALAR NO TALENTOSO COMPOSITOR ELIAS MIZRAHI QUE VEM NOS BRINDAR COM MAGNITUDE DE SUAS COMPOSIÇÕES, TODAS CHEIAS DE SENTIMENTO , POESIA E MAGIA.E O VELUDO! SEM COMENTÁRIOS! CADA VEZ MAIS NOS SURPREENDENDO COM UM TRABALHO PRIMOROSO! UM PRECIOSO RESGATE DA VERDADEIRA MÚSICA PROGRESSIVA! QUE BOM QUE ESTÃO DE VOLTA! QUE PRESENTE PARA NÓS, SEUS FÃS!
SUCESSO!
Ricardo Nuno Santiago

Karen erlish disse...

É simplesmente o que de melhor e mais criativo som que a tecnologia nunca vai conseguir. O talento que vem atravessando o tempo, mesmo com pouca atenção da mídia. Mas quem viu, sabe! Essa que foi, e

Nelso Motta disse...

E Porque não falam do cd "A RE-VOLTA"? que surgiu assim como prova de que essa banda não sumiu, e ainda é "demais" poder ouvir O "VELUDO", (do seu tecladista, compositor,intérprete e criador Elias Mizrahi), e é o maior orgasmo!!! Parabéns, (eu só vim saber da publicação, dessa sensacional Rockprog Band, agora! VOU QUERER GRITAR AOS 4 CANTOS DO UNIVERSO QUE ACHEEEIIII UM ESPAÇO PRA MANTER ACESA essa CHAMA E PRÉ-ANUNCIAR A VOLTA DO "VELUDO" A SEU STATUS, AQUI. Vamo nessa!!! Vlw D+...

Anônimo disse...

Somos uma comunidade que cresce cada vez mais em busca do som que se eterniza pela qualidade e progressividade. Soubemos que um dos historiadores pescador de talentos repletos de qualidades e carisma, assim como essa postagem sobre o "VELUDO", que nossa comund. considera o que de melhor tivemos, mas que poderia ser + bem divulgado pelo seu prestígio e para mostrar ao mundo, quanta força e conteúdo musical essa banda tem. O esplendor do "VELUDO", com certeza deve ser o que de melhor temos pra competir com o resto do mundo. Em suma! Somos mais de 2500 fanáticos pelo umderground dessa maravilha que rogamos mais e mais ... E cá pra nós, o "Tal" do Elias Mizrahi tá bombando nos arquivos internacionais. E é brasileiro. É nosso... Veja entrevista exclusiva feita pelo Ronaldo Rodrigues recentemente na "ALQUIMIA", com o nosso compositor "mor". Façam isso!! Estamos atentos e de olho, viu!! Vlw. Um abraço de Fabian clark sorensen jr, Presidente voluntário da melhor e mais crescente comunidade do RockProg do mundo. AbÇs.

Anônimo disse...

EU ASSISTI ESSA INESQUECÍVEL BAND 3 VEZES!! E FICO SUPER FELIZ EM VER MATÉRIA SOBRE O "VELUDO"!! TIVE O PRIVILÉGIO DE ESTAR NO "HOLYWOOD ROCK" QUE FOI MAGNO!!! O "VELUDO" ABRIU E ENLOUQUECEU OS MILHARES QUE ESTAVAM NO CAMPO DO ENTÃO ESTÁDIO GENERAL SEVERIANO, E FOI TÃO BOM QUE NINGUÉM RECLAMOU QUE OS "MUTANTES" NÃO TOCARAM POR CAUSA DA CHUVA! INCRÍVEL! DEPOIS ASSISTI NO TEATRO TEREZA RACHEL SUPER LOTADO C PATICK MORAES NA PLATÉIA, E POR FIM FUI A CIDADE DE CRUZEIRO SÓ PRA VER O "VELUDO"! QUE BOM PODER OUVIR AGORA ESSES 2 CDS, RELÍQUIAS QUE ESTÃO ESGOTADOS MAS TEM COMO OUVIR PELA WEB!!! DEMAIS,MAIS,MAIS, MAIS.....

Jay Frankel disse...

I had a pleasure to meet the most incredible musical person in this world. "ELIAS MIZRAHI"!! The best composer, interpreter and poet!!! Lead of this band and many others songs there we´re listening and enjoying so much! I´m from NY/NY, and dont understand how long time this greatest talent could be hiden so long, so far from humanity? Never mind! Congratulation Mister "ELIAS MIZRAHI" an thank you very much for your beauteful job!


Página Inicial